"... Parece que nos quadros de Ângelo Milani, o rompimento da forma rígida da pintura tra- dicional dinamiza os acontecimentos da ima- gem, enfatizando um uso quase que extático da cor: a imaginação, o psíquicotemporal irrom- pem o espaço emocional. O desenho, o contorno,a linha limitadora dei- xou de ter im-portância,levando à consciência do apreciador a configuração psíquico-gestál- tica própria da polaridade destes trabalhos.A idéia do espaço tridimensional cede ao "espa- ço curvado". Já não se trata de formas abstratas, concre- tas, figurativas, primitivas ou avançadas,mas da visualização de estruturas dinâmicas que se encontram "atrás" das coisas e das idéias que as fundamentam.Figuras virtuais,por assim dizer. Assim como ocorre na música, na literatura, no teatro e no cinema de nossa época, também a arte de Angelo Milani sugere a vivência do racional à procura da superação do mesmo e obriga o apreciador a um processo sistático de percepção,a um processo de integração per- manente que engloba, integraliza (o prefixo "in" significa "movimento para dentro") todas as qualidades e todos os problemas de pensa- mento moderno em um todo. Formar inteirezas superiores à procura de uma lei do equilíbrio, eternamente válida, pare- ce-me ser um dos objetivos da arte de Angelo Milani." H.J. KoeIIreutter |