A ceramista desenvolve há 14 anos um trabalho artesanal com a argila. Por meio de uma técnica chamada "pinching", em que molda o barro com a ponta dos dedos, cria peças de diferentes tamanhos e formatos. Do forno de seu atelier, saem vasos grandiosos, delicados cinzeiros, potes dos mais variados tipos, candelabros originais, luminárias, pequenas florzinhas e até botões.

Não há uma linha de produção pré-estabelecida. As peças vão ganhando forma nas mãos da ceramista que está sempre ousando e descobrindo outros caminhos.

Laís explora todas as granulações da argila, sua textura, cor, plasticidade. E consegue resultado surpreendente: a transforma em uma cerâmica belíssima, moderna e única. A artista experimenta ainda a mistura de materiais, usa porcelana, grès, terracota e óxidos. A gama de cores que se atinge é enorme. Do vermelho envelhecido, passando pelo cru, branco e marrom, ao verde, azul, rosa. Um universo imenso que vem crescendo junto com sua produção.

Queimados em temperaturas altas, os potes são finos e precisam ser tratados com o mesmo cuidado com que são feitos. Encantam porque trazem o primitivismo do barro para um universo sofisticado. As peças têm o refinamento de ser exclusivas e o charme de enriquecer o que é simples, tanto no material, quanto na técnica.

- Atelier Laís Granato: Avenida Pedroso de Moraes, 2.538, Alto de Pinheiros, tel. 3031-3084/ telefax: 3814-0061



foto: JIG