LAÍS GRANATO EXPÕE ÂNIMA "DIGITAL" DA CERÂMICA
Artista mostra sua mais recente produção no Mube,
de 28/08 a 12/09, com abertura no sábado às 11h

"Contemporânea sem abandonar a forma primitiva do pote, ela se define como uma ceramista-escultora. Todavia, antes de definições e moldes, Laís Granato é uma artista que “acaricia” o barro. “Gosto de tratar bem o barro e, em contrapartida, ele também me trata bem”, diz. Do trocadilho, surge o segredo de seu trabalho ímpar com cerâmica: o trato “digital” do barro. Das pontas de seus dedos, surgem peças em argila com alma própria e muita personalidade.

Madura em sua arte e segura de si ao ponto de deixar seus cabelos naturalmente brancos, ela realiza sua terceira exposição individual, com abertura em 28/08, às 11h, no Mube – Museu Brasileiro do Escultura. São 30 peças – ou potes-esculturas. Sim, a maioria das peças não teria outra definição senão esta, pelo fato de não serem utilitárias, ou seja, não são feitas para uso e manipulação constante.

Cercada de arte por todos os lados - ela vive com Ivald Granato, com quem cria eventualmente em parceria, há 30 anos ­– Lais propicia novas expressões ao barro. Explora argilas diferentes em suas cores e texturas, além dos óxidos e decalques que são incorporados às peças, contribuindo para sua particularidade e caráter absolutamento contemporâneo – motivo pelo qual seu trabalho foi selecionada para participar da coletiva Cerâmica Brasileira – A Construção de uma Linguagem, realizada pela Cultura Inglesa em 2000, no Centro Brasileiro Britânico, com apoio do British Council.

A propósito, vale lembrar que o vencedor em 2003 do prêmio Turner, o principal incentivo às artes plásticas na Grã-Bretanha, foi Grayson Perry, por seu trabalho inusitado mesclando cerâmica tradicional a motivos de cunho social e sexual. A premiação aponta uma revigoração do uso, da linguagem e do interesse na arte da cerâmica. E é nesse contexto que Lais Granato, seu trabalho – e seus intrépidos dedos – se inserem. "

(Texto de Juliana Resende/BR Press Agência Jornalística)


******
As peças expostas estarão à venda (R$ 500,00 a R$ 3 mil).


SERVIÇO:
Laís Granato - Cerâmicas
De 29/08 a CHECAR
Horário de visitação: CHECAR
Mube - Avenida Europa, CHECAR; (11) CHECAR


SOLICITE FOTOS DIGITALIZADAS!
CONTATOS:

Laís Granato: (11) 3031-3084; machadogranato@uol.com.br
Ass. de imprensa do Mube: Alfredo César de Souza/Ateliê da Idéia (11) 3101-5077 / 9954-6684; imprensa@atelierdaideia.com.br
Juliana Resende: (11) 3862-2405 / 9411-9814; juliana@brpress.net


"Laís Granato surpreende-nos atualmente com suas cerâmicas em forma de potes. Estes objetos simbolizam, para alguns iniciados, a reserva de conhecimento da humanidade. No caso desta artista de formas cerâmicas, estes objetos funcionam como recipientes acumulativos de experiências de vida, de técnicas cerâmicas desenvolvidas com o simples toque dos dedos (o pinching), teste de rigor sobre a mutabilidade de materiais. Nesse processo ela assume desvios, reordena as possibilidades imanentes do exercício criativo, pondo, tirando, remendando, revelando fragilidades. Trata-se de um sopro novo e competente nesta que é uma das mais antigas práticas da humanidade, a cerâmica, do barro à porcelana. "
PAULO KLEIN - Agosto 2004
Crítico de Arte
AICA/ABCA/APCA