Nus na Madrugada

Aos 30 minutos de hoje, 8 de julho, domingo, enquanto sentado em meu tatami em posição de lotus assistia ao belíssimo Les enfants du Marais, As crianças de Marais, de Jean Becker, em Friburgo, Suíça, 416 pessoas preparavam-se para serem fotografadas.

A 1 hora aqui, 5 lá, estavam todos no local indicado pelo fotógrafo americano, Spencer Tunik, de New York, a praça principal da cidade. Embora garoasse todos esperaram pacientemente que as nuvens se dissipassem . Assim que houve condições para a foto, Tunik pediu-lhes que se preparassem . Todos tiraram as roupas e deitaram-se no aos pés da escadaria e na calçada que margeia a praça. As roupas foram recolhidas. No espaço, só os corpos nus, de costas no chão de pedras. A visão de 4l6 corpos nus na paisagem urbana teria feito Magritte urrar de prazer.

Terminada a foto, às 5,40 todos vestiram-se e foram para casa tomar café. Uma hora depois, na praça, na escadaria não havia o menor sinal do happening fotográfico. A maioria dos moradores só tomou conhecimento do fato pelos jornais e pela televisão.

A notícia divulgada pela ATS, agência suíça, informou também que inúmeros fotógrafos e jornalistas compareceram ao happening. Ao ver uma das fotos a lembrança do Carandiru foi imediata. Dissociar uma da outra é difícil. Só falta a marca do corte da autópsia. Memória ruim.

Este não é o primeiro happening fotográfico de Tunik. Em Basiléia também na Suíça, em Viena, Áustria, em frente ao Museum Quartier, reuniu grupos de 300 pessoas e as fotografou nuas. Nos Estados Unidos , em um aeroporto do Maine, foram l200 fotografados. O recorde porém, foi em Montreal , no Canadá. Conseguiu reunir 2000 pessoas e fotografá-las nuas no centro da cidade.

Não há informações se Tunik pretende fototografar no Brasil. Tudo indica que até agora não encontrou barreiras de ordem moral ou religiosa para fotografar nus por atacado. No varejo é fácil. Será que conseguiria fazê-lo na praça da Cruz em Santana, São Paulo ou no centro de Ouro Preto. Ou sob o olhar vigilantes dos Profetas de Congonhas do Campo ? Duvido !?!


Carlos von Schmidt/cvs 8/7/2001.