Krajcberg em Bagatelle


Esculturas de Krajcberg em Bagatelle


"Diálogos com a Natureza", de Frans Krajcberg, mostra em Bagatelle , Paris, a destruição sistemática da Floresta Amazônica. É óbvio que a exposição de Krajberg não faz parte do conjunto de mostras que o Brasil está apresentando na França. A exposição denuncia e condena a falta de ação do governo brasileiro com relação ao assunto

No início do século era em Bagatelle que Santos Dumont voava com seu 14 Bis. O Parque de Bagatelle fica no oeste da capital francesa.

Hoje cedo, Frans Krajcberge, 84 anos,- polonês que lutou no exército da Polônia contra os nazistas e que em 1948 veio para o Brasil,- sem formalidades oficiais , entregou “Diálogos com a Natureza” aos franceses e ao público em geral.

Dez anos após chegar ao Brasil naturalizou-se brasileiro. Dos anos 50 aos nossos dias, Krajcberg acumulou prêmios e honrarias. Sua obra, sua escultura transformou-se em permanente denúncia. Um veemente protesto contra a destruição da natureza. A queimada. A devastação sistemática de florestas seculares.

Em declarações que fez aos meios de comunicação, Krajcberg disse: "Tento mostrar como é a morte. E gritar cada vez mais para que não destruam a Amazônia. Vemos que por todos os cantos a destruição continua. Como vai ser a vida neste planeta? A minha exposição ocorre no momento certo para mostrar o que está acontecendo com a natureza".

Em uma das salas do Castelo de Bagatelle, onde estão expostas fotos de queimadas o fundo sonoro é o ruído da queimada destruindo as árvores. Impressionante.

A exposição de Krajcberg em Bagatelle termina dia 16 de outubro. Em Paris, não deixe de ver.

Fonte BBC São Paulo 7 de junho de 2005 19H58 Carlos von Schmidt