Sexo a três. Bertolucci em Paris


Théo (Louis Garrel) Isabelle (Eva Green) Matthew (Michael Pitt)

Na França, a tradução do título original do último filme de Bernardo Bertolucci I Sognatori, The Dreamers, Os Sonhadores lembra as infelizes traduções de títulos feitas por aqui.

Em Paris, I Sognatori, Os Sonhadores foi lançado como Innocents, Inocentes. Da noite para o dia o filme de Bertolucci passou a ser o assunto dominante.

Associá-lo a O Último Tango em Paris, procurar analogias e semelhanças, compará-lo a Os Sonhadores, faz parte da conversa cotidiana. Há várias razões para tal.


Isabelle (Eva Green)

Vi O Último Tango em setembro de 73 em Los Angeles. Versão integral. Revi o filme em São Paulo, seis longos anos depois em 79. Censurado. As cenas de sexo, cobertas por bolinhas pretas. Ridículo.

A cena em que Paul, Marlon Brando usa manteiga para sodomizar Jeanne, Maria Schneider, ficou celebre. Não me lembro de nenhuma outra de nenhum outro filme tão comentada e tão popular.

Mas, o filme de Bertolucci não se resumia a uma cena de sexo anal. É muito mais do que isso!

Entre quatro paredes, em Paris, em um apartamento para alugar, Paul e Jeanne encontram-se. Amor e morte, Eros e Tantos, confrontam-se.


Isabelle (Eva Green)

A música pungente do argentino Gato Barbieri realçava os conflitos emocionais dos personagens.Ambos vivendo momentos difíceis e extravasando sentimentos, nem sempre conscientizados, através do sexo.

Em Os Sonhadores , Bertolucci de novo confina seus personagens, dois rapazes e uma moça, recém saídos da adolescência, em um apartamento parisiense.


Isabelle (Eva Green)

Se nas ruas Cohn Bendit liderava a revolução de maio de 68 e a primavera em Paris não significava apenas a vida que renascia, mas o não ao autoritarismo e arrogância dominantes, no apartamento dos irmãos Isabelle, Eva Green e Théo, Louis Garrel, o irmão incestuoso e provocador, uma outra revolução acontecia.


Théo (Louis Garrel) Isabelle (Eva Green) Matthew (Michael Pitt)

De novo um americano, Matthew, Michael Pitt, vai desencadear situações em que o erotismo e o sexo dominam. Um ménage à trois, um relacionamento a três em que todos se entregam sem restrições e exceções.


Bertolucci

Bertolucci é mestre em criar situações do gênero. Em Ultimo Tango a Parigi, O Último Tango, 1972, Il tè nel deserto, O Céu que nos protege ,1990, Lo ballo da Sola, Em Beleza Roubada,1995 e agora em Os Sonhadores , personagens norte-americanos, mulheres e homens direta ou indiretamente vivem situações em que o desejo, o sexo determina toda ação.


The Dreamers

Entrevistas e críticas sobre Inocentes realçam a importância do cinema e da Cinemateca Francesa na vida dos três personagens.

Só quem viveu as seções de cinema da Cinemateca dos museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio nos anos 50 e 60 compreenderá na totalidade a declaração de Bertolucci de que a vida imita o cinema e não o contrário.

Agora, só resta esperar a chegada de Os Sonhadores no Brasil. E torcer para que o titulo não seja uma bomba e o filme chegue sem cortes.


Innocents

Carlos von Schmidt
São Paulo 13 de dezembro de 2003 19h05