Botticelli em Paris


O Nascimento de Vênus

Se você tivesse que escolher entre uma pintura de Botticelli e de Leonardo, de qual escolheria?

Botticelli é aquele pintor da Renascença italiana. O que pintou o Nascimento de Vênus. Leonardo, o que pintou a Mona Lisa.

Botticelli nasceu, em 1444 e morreu, em 1510, em Florença. Leonardo nasceu, em 1452 em Vinci e morreu, em 1519 em Cloux, França.

Botticelli tinha 22 anos e Leonardo 14 quando ambos freqüentaram o ateliê de Verrochio . Mestre, foi para Sandro e para Leonardo, exemplo e modelo.

A História da Arte deixa claro que Leonardo era um gênio.

Quanto a isso não há dúvida. Mostra também uma quantidade de projetos não realizados e obras inacabadas. Revela que para Leonardo a técnica era secundária.

Para Botticelli, não. Sem técnica não havia pintura. Pintava com têmpera, técnica de pintura usada desde a Idade Média. Os pigmentos eram misturados a gema de ovo e cola.

A tinta obtida era pintada sobre paredes ou painéis de madeira tratados com fina camada de gesso.

O resultado obtido é uma pintura em que a luz e a cor, claras, alegres, parecem sempre recém pintadas.

A pintura a óleo começou a ser usada na Itália por volta de 1500. No norte da Europa desde 1400.

Botticelli estava com 54 anos quando a pintura a óleo virou moda.

Recusou-se a pintar com óleo. Para ele a luz, a cor e o frescor, obtidos com a têmpera, superavam a transparência e o volume conseguidos com o óleo.

Considerado retrogrado, ultrapassado, pelos pintores que pintavam com óleo, Botticelli foi menosprezado, marginalizado.

Ilhado, fechou-se. Hoje, graças a esse isolamento , a sua recusa em pintar com óleo, podemos apreciar O Nascimento de Vênus, A Primavera, Marte e Vênus, pinturas em que Botticelli aparece radiante em seu esplendor de luz, cor, forma, beleza.

O mesmo não posso dizer da Santa Ceia de Leonardo. O tempo encarregou-se de destruí-lo. Do original, praticamente restou muito pouco. O que se vê é restauro em cima de restauro.

Ao pintar a Santa Ceia, Leonardo misturou várias técnicas. O resultado foi desastroso. O fundo não segurou a pintura. A tinta oxidou, craquelou, caiu. A Santa Ceia de Leonardo a rigor não existe mais.

No Museu de Luxemburgo em Paris, vinte pinturas de Botticelli, sem restauros, esboços e dois brocados , mostram o pintor que foi posto de lado por seus “modernos” contemporâneos renascentistas, por não pintar a óleo.

Cinco séculos passados a modernidade de Botticelli não se limita à técnica . Impõe-se pela visão, pelo conceito, pela fabulação, pelo conteúdo e pela forma.

Ao meu ver é de todos os renascentistas o que mais e aproximou dos modernos do século passado . Suas figuras femininas têm tudo das mulheres de nosso tempo .

Seu jeito de capta-las, desenha-las, delineá-las, com finíssimos traços pretos foi na Renascença, ousadia impensável.

Talvez isso explique o ostracismo.



Carlos von Schmidt
São Paulo 9 de novembro de 2003 13horas 40’



A Primavera