Beijo Milionário


Françoise Bornet e a foto de O Beijo


Foto de Robert Doisneau, de 1950, foi leiloada segunda-feira passada, 25, em Paris, em um leilão da Articurial, por 155 mil euros, R$502.200,00.

Em 1950 o fotógrafo francês Robert Doisneau recebeu da revista norte-americana Life a incumbência de fotografar apaixonados em Paris. Uma das fotos que fez ficou famosa.

Mostra um casal se beijando em uma rua movimentada da capital francesa. Desde sua publicação na Life a foto ganhou notoriedade e se tornou famosa. Não há quem não conheça O Beijo.

O que ninguém sabia até o leilão é a história verdadeira da foto. Não se trata como até então se pensava de uma foto não posada. Doisneau pediu ao casal, ela Françoise Bornet, ele Jacques Carteaud, estudantes de arte dramática, que posasse. Encontrou-os em um café e pediu que fizessem à cena do beijo.

Doisneau como havia prometido enviou para Françoise uma foto 18 x 24, com seu selo no verso. Logo depois o namoro terminou. Françoise guardou a foto.

Reproduzida muitas vezes virou símbolo do amor e da vida descontraída dos parisienses.

Em 1992 O Beijo bateu todos os recordes de venda de fotografia. 400 mil cópias foram comercializadas. Naquele ano o sucesso de O Beijo despertou a safadeza e a cobiça de vários candidatos que se apresentaram como protagonistas da foto e exigiram direitos autorais de Doisneau.

Deram com os burros na água. Doisneau que morreu em 1994 não pagou nada a ninguém. Françoise Bornet contou essa história na noite em que o seu original de O Beijo, estimado entre 15 e 20 mil euros, atingiu para surpresa geral 155 mil.

O Beijo foi comprado por um colecionador suíço que não quis ser identificado. Françoise se casou em 1960. Ela e o marido pretendem aplicar o dinheiro da foto em uma produtora de documentários para televisão.

São Paulo, 28 de abril de 2005 23H45 Carlos von Schmidt