foto: JIG

MARIA BONOMI - artista plástica
"Um amigo, mas sobretudo um incentivador. Um incentivador dos amigos, um grande incentivador da arte, um grande agitador que fez a história da comunicação jornalística de arte em São Paulo virar realidade. Quando ninguém publicava um jornal sobre o assunto ele o fez, dentro da maior luta e contra indiferenças e até sofrendo aquelas perseguições normais que todas as pessoas inteligentes que inovam ou pretendem fazer alguma coisa neste país padecem. Atravessou várias tendências estéticas e prestigiou todas as linguagens expressivas como crítico e jornalista isento que queria divulgar e valorizar o esforço, a pertinácia e a competência. Muitas vezes até apoiando quem não lhe era muito simpático… Mas, desde que algo fosse notícia de arte, ou resultado de garimpagem honesta, autêntica e dinâmica lá estava o Carlos von Schmidt assinalando, destacando e polemizando. Não era ele quem polemizava, mas destacava a polêmica em seus espaços. Fazia as pessoas conversarem abertamente, fazia as pessoas se encontrarem (`as vezes digladiarem) nas páginas de seus jornais, o jornal artes: , enfim nas várias roupagens que sempre pontuaram a sua dinâmica e a sua força de trabalho. Para não falar de quando foi curador de exposições e de bienais.

Só me resta dizer que Carlos von Schmidt foi sempre e é um grande aliado do conhecimento. Sempre é um prazer discutir com ele. Nos ensina a crescer."
(junho/2001)


GUTO LACAZ - artista plástico
"Foi através do convite do Carlos para a OFF Bienal, que descobri um dos espaços mais legais para instalar um trabalho. A parte de cima do pórtico do MUBE.
Coloquei duas escadas - Cata-Vento. Foi como se o MUBE voasse.
Admiro também o Carlos por ele ser um editor independente com seus tablóides de arte anarquia."
(maio/2001)


IVALD GRANATO - artista plástico
"Um grande professor, um excelente diretor de museu, curador, escritor, crítico, ativista intelectual.
Ele tem total devoção à arte e à cultura" (maio/2001)


NEWTON MESQUITA - artista plástico
"Uma pessoa muito importante para o cenário cultural paulista. Ele tem um excelente texto com humor, ironia e conhecimento. Ajudou-me muito em uma exposição individual no Museu de Arte Brasileira (FAAP), onde era curador."
(maio/2001)