VISITE O SITE OFICIAL DO ARTISTA

VISITE A FUNDAÇÃO GILBERTO SALVADOR

CURRICULUM

"A imponente figura de um pássaro de asas abertas, projetada em toda a extensão horizontal do quadro, num primeiro momento, parece referir, simbolocamente, o amplo sentido de liberdade proposto na pintura refinada e amadurecida de Gilberto Salvador. A imagem, aparentemente banal em sua simplicidade isenta de qualquer rigidez é, na verdade, algo que pretende reafirmar a possibilidade de novos potenciais tratados no encaminhamento da própria linguagem, destacando-se, de certo modo, sobre os demais planos e representando um dado conceitual e estrutural de extrema importância na obra do artista. Às vezes, apenas sugerida, quase abstrata, ela se integra ao fundo com bastante suavidade, transformando-se em parte essencial no equilíbrio da composição. É interessante notar seu aparecimento em diferentes fases de um trabalho iniciado pouco depois do golpe militar de 64, com proposições decaráter figurativo, elaborado sobre o drama político-social que mobilizou milhares de pessoas no país contra o pesadelo que, da forma mais autoritária, restringiu a liberdade de pensamento e retardou a construção de um verdadeiro Estado democrático entre nós.

Não obstante haver o pintor participado do extenso movimento de resistência referido acima, percebeu-se com clareza que o significado deste símbolo, aqui, é bem diferente. Pretende, creio eu, suscitar naquele que o vê a idéia de um propósito maior no âmbito da criação artística, a partir de uma visão desvinculada de modismo, propondo uma obra aberta a todas as variantes de representação criada pelo homem sensível. Do mesmo modo, outras figuras, quase imperceptíveis - uma bicicleta ou uma silueta feminina, dispõem-se a seguir outras funções da mesma proposição que nos faz refletir sobre riqueza do universo pictorial que se abre de maneira prazeirosa aos nossos olhos.

Aqui nos deparamos, apesar da enorme dificuldade de tradução por palavras, com a sutil musicalidade manifesta em alguns desses quadros. Algo que, por motivos óbvios, não pode "escutar" de olhos e espíritos fechados, e que resulta de um antigo e apaixonado "caso" do pintor com a música.

Um especialista poderia falar muito mais e melhor da obra do nosso querido Giba. De planos, texturas, linhas, cores e da discreta elegância resultante de suas combinações. Dos grafismos, que permitem quebrar alguma dureza eventual no conjunto. Ou mesmo da alegria; do lúdico; do prazer transmitido pela magnífica interação da linguagem cromática. Talvez, quem sabe, do sensualismo que, em certos momentos, inspira-nos sua gestualidade. No momento, seria ir longe demais. Mesmo porque, acredito que muitos textos sobre obras de artistas plásticos não conseguem dimensioná-las em sua inteireza e, menos ainda, aproximá-las das pessoas. Portanto, melhor será acompanhar esta exposição que reúne os recentes trabalhos de um artista sensível, com pleno domínio de suas técnicas, nos trinta anos de sua carreira. Sinto-me honrado com seu convite para escrever estas linhas e feliz de poder participar desta comemoração, que considero justa, pela excelente contribuição dada por Gilberto Salvador à nossa cultura.

...riso aberto, incontido, como na infância, toque sacana de cavaco, como suporte, quase um samba... "

Paulinho da Viola

(Este texto foi escrito para a comemoração dos 30 de pintura de Gilberto Salvador em agosto de 1995 no MASP.)




Envie sua mensagem ou comentário para o artista.




Clique sobre o quadro para ver imagem ampliada



1996-2013


Todos os direitos de imagens de obras
que constam nesta página,
são reservados ao próprio artista.





1996-2013

BRASIL © 1998-2013, ART-BONOBO.COM / Fale Conosco